sábado, 6 de novembro de 2010

Mais uma passada no dinamômetro

Para aqueles que acompanham a evolução do meu projeto, aqui vai mais um update...

Desde o início vem a batalha aos poucos para deixar o carro 100% redondo para partir para um estágio mais bem elaborado de preparação.

A verdade é que após 1 ano e 5 meses de trabalho (desde a última vez que rodei no dinamômetro) , o carro continua esperto e com um bom desempenho. Ainda é a fase original/aspirado... mas com paciência a gente chega lá (na fase de maior desempenho).

O post anterior foi registrado ainda na época com:
- motor 2.0 16v (EW10J4) + elétrica/painel e câmbio proveniente do Xsara Picasso 2.0 16v

Agora após as mods, essa passagem de hoje é resultado de :
- mesmo motor 2.0 16v (EW10J4)
- central/elétrica/painel do 307 2.0 16v
- câmbio foi aberto e modificado com relações do Xsara VTS para esticar um pouco mais a relação de 1a e 2a
- CAI da K&N com filtro de alto fluxo
- escapamento completo em 2.5" com 2 abafadores a partir do catalisador
- sistema de reservatório de água/radiador do 206 gti 180 europeu para adequar no cofre do motor

Nesse meio tempo o maior problema foi o velocímetro que não funcionava depois de mudar a elétrica pelo do 307, devido a ausência de ABS no meu carro... mas tudo bem. Resolvido com uma adaptação. Agora só falta fazer a calibraçào correta dele. Está bom para andar na rua já, mas ainda está um pouco fora em termos de precisão.

Resultado:
registrado no vídeo, o carro ficou com melhor relação... roda mais solto...pelo gráfico dá para perceber nitidamente que as respostas ficaram mais lineares e com potência mais bem distribuída por igual. Gostei do resultado após os trabalhos desse período. São pequenos ganhos mas é a prova de que os resultados estão vindo aos poucos.

Outro detalhe que vale lembra é que antes o carro rodava no álcool. Agora está na gasolina. Em breve pretendo voltar para o álcool com uma injeção programável que permita o devido ajuste.


Antes o carro cortava em 7.000rpm , mas a partir de 6.400rpm começava a perder potência/torque. Isso provocava uma resposta não muito linear.
Agora o corte caiu para a faixa de 6.500rpm, mas está melhor, pois não deixa entrar na faixa de perder potência/torque.

Resultado final em termos de potência:
- anteriormente estava com resposta plana na faixa de 109 a 113cv na roda, com picos de 124cv
- agora está com a respota plana mesmo, sem picos exagerados, tudo linear em cerca de 122cv (eu também estou aprendendo a fazer a troca da marcha no ponto certo para evitar picos que distorçam a realidade do motor )

Lembrando que é tudo medido na roda... nada de estimativas de potência no motor, pois há muita discussão e controvérsias sobre o tema. Para quem estima que motor tem mais 20% a 30%, poderia se dizer que o carro está na faixa de 150cv com resposta plana. Mas me nego a pensar assim. São 122cv muito bem distribuídos e pronto.

Agora é me preparar para o próximo estágio.

Tudo uma questão de tempo...

Uma dúvida que surgiu: o carro anda mais quente mesmo, sempre acima de 90 graus. Pelo que pesquisei isso é normal desse motor... no entanto , notei no dinamômetro que o motor ficava quente... e que em algumas passadas o ponteiro quase chegou na marca da região vermelha... uma vez quando ele chegou deu a impressão de que acionou outro estágio da ventoinha, pois aí ele resfriou rápido e voltou para um pouco acima de 90 graus mesmo com o motor sendo exigido no dinamômetro...

Tenho um vídeo disso... depois vou tentar postar isso.

A sequência é pesquisar se essa parte do arrefecimento está correta ou se preciso melhorar algo, antes de partir para a próxima etapa da preparação.

Detalhes da curva de desempenho e vídeo:

dynojet

Photobucket

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