domingo, 20 de maio de 2012

Melhorando os freios

Todo esse upgrade que virá no motor, exige também uma melhoria significativa nos freios. De que adianta ter potência se não é possível parar o carro quando necessário? Como já diria uma propaganda, "potência não é nada sem controle". E quando falamos em controle, também deve se pensar em freios, para controle de frenagem adequada.

Na verdade hoje já tenho o kit de 283mm do 307 2.0 SW, que é um freio maior e melhor. Para a fase aspirada já é suficiente e segura bem o carro. Mas a nova cavalaria deverá exigir mais.

Logo,  vamos para algo que ofereça melhor frenagem à altura: kits Brembo com 4 pistões. Já comprados e guardados para montar.
brembo 406 v6 coupe

Em breve os discos também. O detalhe é o que colocar:
- manter o kit de 283mm para usar rodas 15" para trackday
- ir para o kit de 288mm e espessura de 28mm, o mais grosso de todos, que é ideal para dissipação de calor
- ir para o kit de 302mm que é o maior de todos, mas que obrigaria usar rodas 16" ou 17" somente. E ai meu kit de 15" já era...

Segundo pesquisas, há controvérsias se o disco de 302mm aceita as pinças. Aceitar até aceita, mas o conjunto de diâmetro 302mm com a espessura teoricamente pode apresentar ressonância com a área de contato das pastilhas Brembo e pode deixar o sistema muito barulhento. Parece que terá que ser discos de 330mm. Aí, só mesmo as rodas 17" para dar certo.

Vamos aproveitar e dar uma geral nas pinças e freios, com direito a pintura nova. Aqui o kit de plaquetas e pinos para travar as pastilhas, para deixar tudo 100% novos.

Photobucket

Em breve também as pastilhas, pois já encomendei e vou buscar na próxima viagem aos EUA. Tem que ser pastilhas que aguentem tanto fria quanto quente. Algo mais extremo. E nesse modelo e estilo, só Ferodo Racing ou Carbon Lorraine, que não se acha aqui no Brasil. Vou seguir de Ferodo.

Viagem já marcada e pastilhas encomendadas. Espero aproveitar e trazer mais coisas necessárias para o projeto.

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