Após alguns estudos e estimativas, notamos que a bomba submersa (in-tank) para adaptar os Aeroquip e fazer tudo certo, oferece um certo risco de não conseguir vedar corretamente as conexões no copo e tampa original.
Logo, vamos partir para um catch:
- vamos usar a Walbro que já está aqui como in-tank, embora seja de 400LPH e um canhão para o uso de alimentar o Catch, mas vamos com ela
- e vamos colocar uma bomba externa Bosch já comprovada em vários projetos turbo de até 600cv para empurrar o catch até o motor. Como padrão, a linha base trabalha em 3 bar ( = 43PSI) , e aguenta a faixa de 460lb/h ( equivale = 290 L/h) . Como já comprovado e levantado por especialistas, nessa faixa já tiraram 780hp com ela. E depois de pressurizado o turbo, devemos trabalhar no máximo +27PSI , atingindo 70PSI (= 4.8bar , ou como muitos preferem, "1.8 kilo", que é um termo totalmente errado, principalmente para quem como eu é engenheiro) . Com certeza, 1.8bar adicional de pressão é um dos limites onde poderemos chegar com segurança. Mas como pretendo montar para rodar até 0.7bar - 1.bar, teremos ainda margem de sobra para alguma brincadeira futura sem mudar nada no carro.
A idéia geral do catch e funcionamento está abaixo:
Uma idéia de referência de outro projeto similar, mas de um Subaru:
Calculando a vazão dos 8 bicos e bombas, em WOT (Wide Open Throttle) estimamos que precisa de uns 2L para dar conta dos bicos em WOT por 1minuto. É o que deve vir no catch a ser feito.
Como não se acha essas coisas por aqui com facilidade, lá vamos aproveitar mais uma viagem internacional e buscar essas "maravilhas".
Aproveitei a viagem e além da bomba Bosch, também veio o suporte de fixação e jogo de Velas Denso Iridium já na temperatura/grau correto , que também não achava por aqui no Brasil.
Agora vamos montar tudo isso.
segunda-feira, 22 de julho de 2013
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Cara, eu li todo seu blog, e estou completamente admirado com seu trabalho.
ResponderExcluirEu comecei a pesquisar sobre o swap do motor EW10J4 num 206, e achei seu blog.
Você com certeza está fazendo muito mais do que eu queria fazer, e isso que me adimira.
Parabéns, e vou continuar acompanhando aqui.
Abraço, boa sorte.