segunda-feira, 22 de julho de 2013

Bomba externa e velas

Após alguns estudos e estimativas, notamos que a bomba submersa (in-tank) para adaptar os Aeroquip e fazer tudo certo, oferece um certo risco de não conseguir vedar corretamente as conexões no copo e tampa original.
Logo, vamos partir para um catch:
- vamos usar a Walbro que já está aqui como in-tank, embora seja de 400LPH e um canhão para o uso de alimentar o Catch, mas vamos com ela
- e vamos colocar uma bomba externa Bosch já comprovada em vários projetos turbo de até 600cv para empurrar o catch até o motor.  Como padrão, a linha base trabalha em 3 bar ( = 43PSI) , e aguenta a faixa de 460lb/h ( equivale = 290 L/h) . Como já comprovado e levantado por especialistas, nessa faixa já tiraram 780hp com ela. E depois de pressurizado o turbo, devemos trabalhar no máximo  +27PSI , atingindo  70PSI (= 4.8bar , ou como muitos preferem, "1.8 kilo", que é um termo totalmente errado, principalmente para quem como eu é engenheiro) . Com certeza, 1.8bar adicional de pressão é um dos limites onde poderemos chegar com segurança. Mas como pretendo montar para rodar até 0.7bar - 1.bar, teremos ainda margem de sobra para alguma brincadeira futura sem mudar nada no carro.


 photo BombaBosch_zpscfcd80f8.png

A idéia geral do catch e funcionamento está abaixo:

 photo CatchTankSchematic_zpsd653ad98.png

Uma idéia de referência de outro projeto similar, mas de um Subaru:

 photo CatchTankSchematic-RefSubaru_zpseca0dc08.png

Calculando a vazão dos 8 bicos e bombas, em WOT (Wide Open Throttle) estimamos que precisa de uns 2L para dar conta dos bicos em WOT por 1minuto. É o que deve vir no catch a ser feito.

Como não se acha essas coisas por aqui com facilidade, lá vamos aproveitar mais uma viagem internacional e buscar essas "maravilhas".

Aproveitei a viagem e além da bomba Bosch, também veio o suporte de fixação e jogo de Velas Denso Iridium já na temperatura/grau correto , que também não achava por aqui no Brasil.


 photo DSC_0597_zpsd7a047c5.jpg


Agora vamos montar tudo isso.

Um comentário:

  1. Cara, eu li todo seu blog, e estou completamente admirado com seu trabalho.
    Eu comecei a pesquisar sobre o swap do motor EW10J4 num 206, e achei seu blog.
    Você com certeza está fazendo muito mais do que eu queria fazer, e isso que me adimira.
    Parabéns, e vou continuar acompanhando aqui.
    Abraço, boa sorte.

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