quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Projeto Iniciado, Novos Desafios

Depois de muita luta e procura pelas peças , foi dado início ao projeto.

Hora de por a mão na massa...



O carro todo foi desmontado. Quase que uma cena de desespero, pois parecia que ia picotar o carro todo. Mas tudo bem, isso tinha que ser feito mesmo.

Com o carro desmontado, veio a remoção de toda a fiação e chicotes antigos e limpeza de tudo. Para posterior instalação de todos os chicotes e fiação nova. Tanto do motor como da cabine. Até uma limpeza seria feita, para melhorar um pouco o visual do carro. Afinal um projeto como esse , merece estar mais apresentável.

Na mecânica, viria uma série de melhorias e mudanças. Claro que todas elas com grandes desafios.

O desafio estava lançado. Um trabalho de meses para melhorar a criatura e o projeto tomar o devido rumo.


Dentre os problemas e desafios estava a questão de recriar a parte do motor o mais próximo da réplica do RC/GTI. Para isso foi pedido peças do sistema de arrefecimento (vaso de expansão, tampa, suporte, tubos) para a concessionária importar. Esperei 75 dias e nada.

Com o projeto em estágio avançado, bateu o desespero. O jeito foi fazer o pedido das peças direto da Inglaterra, de um distribuidor de peças internacional. Mais rápido e entrega garantida. Essa foi uma grande decepção com a concessionária, por prometer e não entregar as peças solicitadas. Acabou atrasando o projeto desnecessariamente.



Carro desmontado já na fase final de montagem


Dentre a lista de mudanças programadas:
- chicotes completamente novos , direto da 307 sw
- troca da elétrica (BSI, BSM, ECU,velocímetro) tudo pela do 307 SW 2.0 16v
- troca do ar condicionado pelo modelo digital do 307 (sistema todo)
- troca dos retrovisores pelo modelo elétrico
- troca das travas elétricas pela original, para funcionamento do travamento central
- troca do câmbio para tentar melhorar as relações das marchas
- troca e melhoria do sistema de câmbio (varão, bomerangue, varetas, etc) para melhor sincronismo e funcionamento



Câmbio desmontado e aberto para adequação... entrada de algo mais apimentado e adequado ao projeto, com relação de marchas mais apuradas




Sai varetas,varão, bomerangue antigo e entra um kit novo, com direito a realinhamento do quadro do câmbio para adequação ao carro

No meio do percurso, ainda decidimos por mais mudanças:
- trocar o sistema de tubulação da direção hidráulica e do sistema do ar condicionado, ficando tudo novo e zero, com passagem pelos locais mais adequados (estava passando dentro da área quente do motor)
- troca dos cilindros de fluído de freio (cilindro mestre)
- limpeza e varetamento do radiador, para ficar como "novo"
- troca de peças da suspensão (bieletas, rolamentos, cubos, buchas)
- troca de peças do motor (coxins de motor, câmbio, correias, esticadores, rolamentos, sensores, válvula termostática, bomba da água, retentores, cabo de embreagem)


Instalação e testes das partes elétricas, como funções do pisca, chave de seta, incluindo testes com software de diagnósticos


Instalação e testes do ar condicionado digital


Isso é só uma parte do rumo que o projeto tomou....

Ainda teria mais coisas necessárias. Mas deixo para atualizar em breve...

Afinal, hoje já é quase véspera de Natal: 23/12/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário