quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Dando início as obras

Como comentado no último post, as peças estavam disponíveis.

Depois de muita "briga" , consegui fechar todas as peças que precisava de uma "sucata" de um 307 SW 2005/2005. Para sorte o carro estava inteiro e só foi "sucateado" pois o carro tinha débitos e foi "tomado" para leilão. Assim consegui peças de um carro novo.

Dado início ao projeto, começou a desmontagem toda do carro, para:
- remover toda a instalação elétrica
- refazer toda a instalação elétrica, com chicotes, e tudo funcional no devido lugar
- instalação dos retrovisores elétricos , que o carro não tinha
- verificação de toda a mecânica: motor, correias, esticadores, rolamentos, coxins, suspensão, amortecedores, câmbio, etc
- instalação do catalisador e sonda lambda: esse é meio que a contra gosto, pois pretendia deixar o carro sem esse obstáculo na saída de escape para ter maior desempenho, mas com a inspeção veicular ambiental, com certeza vou precisar do catalisador no futuro, então por que já não deixar tudo ok? Assim evito trabalho dobrado no futuro.

Dado início a essa loucura toda, decidi trocar o câmbio, que aparentemente deixa o carro "travado" sem desenvolver tão bem, pelo de um XU10J4RS ( Xsara VTS). Vamos ver o resultado depois... Espero que traga melhorias. Mas nesse processo foi necessário refazer a parte de trambulador, varão, varetas, tudo para que o câmbio e trocas ficassem corretas e adequadas. Muito mais trabalho do que imaginava inicialmente, e também muito mais $.

A lista inicial de peças mecânicas contempla:
- batentes laterais de coxim (2x)
- coxim superior do motor
- correia dentada
- esticador de correia dentada
- rolamento fixo da correia
- esticador da correia de acessórios
- correia de acessórios
- apoio fixo da correia
- interruptor do freio de mão
- bomba da água
- válvula termostática
- bieleta do trambulador (2x)
- retentor do semi-eixo (2x)
- cabo de embreagem
- reservatório de fluído de freio
- óleo de câmbio e fluído de freio

Tudo isso novo e original, para deixar o carro zerado. Além é claro de fazer uma higienização completa do carro, para deixá-lo limpo desde a lata.

Dado início ao trabalho, em um dado momento colocamos o painel do 307 com a ECU e BSI do Xsara Picasso, para testes. Abaixo uma fotinho do painel o 307 com os dados (km/hodômetro) do Xsara Picasso.




O maior problema é que fora tudo isso, também precisava de:
- reservatório de água do sistema de expansão (arrefecimento)
- mangueira do reservatório até o radiador
- suporte do reservatório
Mas esses itens eu fazia questão de instalar do 206 GTI 180 original, para deixar instalado no devido lugar. A intenção era remover os circuitos desnecessários de água indo e voltando por mangueiras dentro do cofre do motor, como estava até aquele momento. E importar esses itens seria um problema. Feito o pedido de importação na concessionária, paguei antecipado e passados 70 dias, nem sinal das peças.

O jeito foi cancelar o pedido da concessionária, que começou a ser uma novela sem fim e arranjar como trazer. O problema agora seria conseguir importar essas peças diretamente. A pesquisa se inicia para trazer esses itens...

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