Já se passou um mês e o cara de Campinas que se dispõs a me ajudar realmente teve limitações pelo fato de não ter as ferramentas da Peugeot/PSA , como o DiagBox/PPS2000, para poder fazer o correto diagnóstico e tentativa de solução de problemas.
Continuando a investigação do tema, encontrei algumas oficinas que topam ajudar e solucionar o problema. Para isso pode ter vários caminhos , ainda a serem checados:
- identificar os problemas e tentar corrigir : pode consumir tempo e $$ até resolver
- arrancar toda a elétrica fora novamente e remontar tudo como deveria ser, ou seja, como um 206 original, e então adaptar a injeção em cima para gerenciar o motor
O meu caso é um grande desafio se comparado o que se vê por aí:
- quero toda a parte original intacta e funcional, pois o Peugeot tem muitos recursos, como faróis, ar condicionado digital, etc
- teve cara que falou para matar tudo e colocar elétrica de Uno e painel de qualquer carro demux só para ter o funcionamento básico. Nesse tipo de sugestão, usariam a Fueltech para gerenciar o motor como já está funcionando hoje. Mas não aceito isso. Essa é uma opção e pegada para quem costuma montar carro de drag/arrancada, que não tem nada original , e sim somente motor e chassis. Mas eu quero um carro para rua e que mantenha o máximo da originalidade.
- Existem preparadores que dizem que isso é impossível . Pois não é que eu encontrei uma oficina com alguns PSA montados corretamente dessa forma? Tudo 100% original e injeção para gerencia o motor preparado ou swapado. Mas o fato é que conversando e investigando descobri que a Fueltech FT400 não consegue fazer o gerenciamento por malha fechada como eles me prometeram no momento da compra. Isso é um recurso ainda buggado na FT400 e que só funciona na nova FT500. Para eu ter o acerto correto e com toda a parte original funcionando, isso também é um requisito básico.
Quais os caminhos então:
- mandar o carro para uma dessas oficinas . Muito provavelmente essa que já vi os carros feitos e funcionamento, exatamente no estilo de rua que eu quero e sempre busquei. Um carro de rua e uso eventual em pista. Problema: ter que esperar agenda vaga e mandar o carro para um outro estado de guincho. Mas até que esse problema não é tão grande assim.
- arrancar a FT400 e colocar uma FT500 ? Arrancar sim. Colocar uma FT500? Acho que não... comprei a FT400 com a promessa do controle de malha fechada, mas sem isso hoje, me sinto profundamente enganado. Para quem anda em pista só, com acerto feito no lambda e ponto ao estilo e pegada do piloto, ok, até pode funcionar . Mas para quem quer usar o carro em condição civil e de estrada e pista, isso não rola. Até funciona, mas nunca vai ter o acerto ideal em todas as situações.
- estou buscando outras injeções e já tenho algumas opções no momento. Ainda analisando para decidir no momento certo.
Portanto: a FT400 nem chegou a rodar para valer e já desmontei e coloquei a venda. Se alguém se interessar, é só entrar em contato.
Nada contra FT400. Só não atende o propósito de meu projeto.
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Atualiza o blog erick!
ResponderExcluirestá devagar, infelizmente. Não desisti não !
ExcluirNossa Erick, você esta de parabéns, caraca é muita paciência. Tenho o sonho de fazer um swap desses, mas é muita mão de obra e grana. Tenho um 206 Feline 1.6 16v que uso no meu dia a dia e uma Picasso 2.0 batida na garagem, estava meio doido para pegar o motor dela e pôr no meu pug, mas depois de ver a tua "sofrência" vou pensar duas vezes, hehehe. Mas é bom saber que aqui em POA tem o pessoal especializado em PSA, só conhecia uma ou duas mecânicas, muito obrigado pelas informações que você passou, serão muito bem usadas no meu "projetinho".
ResponderExcluiré isso mesmo. infelizmente não temos peças para o swap correto de um 206 2.0 no Brasil . Para fazer tosco eu prefiro não fazer . Por isso a demora. Muitos problemas e complicações não esperada.
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