terça-feira, 21 de junho de 2016

Correções de mecânica

Na medida em que a elétrica é restaurada para o funcionamento essencial, começamos a ver detalhes importantes da mecânica para deixar tudo correto, como deve ser.
É, parece que o preparador que montou o carro originalmente pisou na bola em vários detalhes importantes:
- montagem de pinças de freio invertidas (as pinças Brembo tem sistema de sangria e vácuo correto)
- estava sem junta de coletor de escape
- parafusos de fixação da turbina estavam soltos
- radiador estava bem judiado e sem eficiência adequada
- vazamentos de água da carcaça da válvula termostática
- vazamento de óleo do retorno da turbina para cárter
- linha de combustível sem filtro adequado para álcool (foi usado de gasolina) e por consequência com o tempo parado criou borra e entupiu o sistema e danificou 3 bicos que foram trocados
- passagem da linha de combustível por trajetos inadequados (perto da caixa de roda e raspando correndo risco de partir com o tempo) e sem um planejamento para acomodar corretamente no cofre do motor
- mangueira do reservatório de água encostando no coletor de escape e sendo destruída
- tubo de saída da bomba da água ao invés de usar O´ring correto estava com cola/silicone em volta para fixar
- mangueiras e vedações em posição inadequada e sem pressão
- fixação da pressurização inadequada (em uma acelerada durante acerto da injeção na rua deu um estouro e perdeu pressurização por soltar um dos mangotes/cotovelos de silicone)
- trambulador do cambio foi danificado e provocando falhas e engates imprecisos

Isso é só alguns dos detalhes que vem à cabeça agora. Na verdade nas 3 últimas semanas estamos só resolvendo esses detalhes.

Tinha muita coisa.

Cheguei a pegar um avião para ir para a oficina em Porto Alegre para ver a situação, tamanho era a lista de detalhes e correções que precisamos fazer.

Pelo menos com a elétrica parcialmente instalada e parcialmente já funcionando, bem como corrigindo alguns dos detalhes identificados, já vi que o carro melhorou e ficou muito mais "original".

Fiquei impressionado como o controle de lenta da injeção ProTune é infinitamente superior ao da Fueltech. O carro roda liso na fase aspirada e parece um original. E na fase turbo, ele rende bem.

Agora é continuar as correções , entre elas uma possível troca de turbina pois a 494 0.70 (bipulsativa) estava trabalhando só acima de 4.000rpm , que eu particularmente acho muito tarde e não é o propósito de meu projeto. Provavelmente vamos seguir com uma Master Power 494 0.63 (monopulsativa) .

Vamos ver a evolução. Espero poder compartilhar detalhes em breve.


 photo IMG-20160607-WA0017_zpsszrpdtwe.jpg  photo IMG-20160607-WA0018_zpsecuogft3.jpg  photo IMG-20160607-WA0019_zpsi1bttqoc.jpg
Melhorias do Radiador

    photo IMG-20160531-WA0029_zps2aln0dum.jpg  photo IMG-20160506-WA0008_zpsdtcyirqv.jpg  photo DSC_2332_zpsm3yf9emt.jpg  photo IMG-20160606-WA0017_zpsgiihmi6o.jpg
Mudanças no Painel e Cofre
 photo IMG-20160427-WA0003_zpsptau0t5e.jpg  photo IMG-20160426-WA0013_zpsmrou78w6.jpg  photo IMG-20160426-WA0010_zpsagebvmqs.jpg
Melhorias : correção e troca da carcaça da bomba de combustível, descontaminação de óleo após troca da Fueltech pela ProTune - a FT400 mesmo com o melhor acerto ainda deixava o motor gordo em baixa pela falta de correção em malha fechada

Nenhum comentário:

Postar um comentário