quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Melhorar o velocímetro?

Depois de passar o carro no dinamômetro e notar uma falta de precisão do velocímetro, vou partir para melhorar essa parte. É um pequeno detalhe e parece que vou ter que colocar meus conhecimentos de eletrônica em ação.

Um vídeo do teste feito com o microcontrolador acoplado para controlar o velocímetro com mais precisão. Vai levar um tempo para fazer o software correto e com a devida precisão, mas vai sair.

Photobucket

domingo, 7 de novembro de 2010

Um pouco mais de informações

Aproveitando o material do dinamômetro, mais algumas fotos.

Photobucket

Photobucket

E para finalizar o vídeo de uma das puxadas no dinamômetro que mostra o motor começando a puxada ainda um pouco frio e ele aquecendo na medida em que se exige. Nesse caso a impressão que tenho é que a ventoinha acionou o segundo estágio e por isso elas resfriou bem depois.

Não tenho certeza, mas talvez todas as outras puxadas a temperatura não atingiu o suficiente para acionar o 2o estágio da ventoinha. Sei lá... é isso que vou investigar agora para ter certeza que está tudo ok.

Photobucket

sábado, 6 de novembro de 2010

Mais uma passada no dinamômetro

Para aqueles que acompanham a evolução do meu projeto, aqui vai mais um update...

Desde o início vem a batalha aos poucos para deixar o carro 100% redondo para partir para um estágio mais bem elaborado de preparação.

A verdade é que após 1 ano e 5 meses de trabalho (desde a última vez que rodei no dinamômetro) , o carro continua esperto e com um bom desempenho. Ainda é a fase original/aspirado... mas com paciência a gente chega lá (na fase de maior desempenho).

O post anterior foi registrado ainda na época com:
- motor 2.0 16v (EW10J4) + elétrica/painel e câmbio proveniente do Xsara Picasso 2.0 16v

Agora após as mods, essa passagem de hoje é resultado de :
- mesmo motor 2.0 16v (EW10J4)
- central/elétrica/painel do 307 2.0 16v
- câmbio foi aberto e modificado com relações do Xsara VTS para esticar um pouco mais a relação de 1a e 2a
- CAI da K&N com filtro de alto fluxo
- escapamento completo em 2.5" com 2 abafadores a partir do catalisador
- sistema de reservatório de água/radiador do 206 gti 180 europeu para adequar no cofre do motor

Nesse meio tempo o maior problema foi o velocímetro que não funcionava depois de mudar a elétrica pelo do 307, devido a ausência de ABS no meu carro... mas tudo bem. Resolvido com uma adaptação. Agora só falta fazer a calibraçào correta dele. Está bom para andar na rua já, mas ainda está um pouco fora em termos de precisão.

Resultado:
registrado no vídeo, o carro ficou com melhor relação... roda mais solto...pelo gráfico dá para perceber nitidamente que as respostas ficaram mais lineares e com potência mais bem distribuída por igual. Gostei do resultado após os trabalhos desse período. São pequenos ganhos mas é a prova de que os resultados estão vindo aos poucos.

Outro detalhe que vale lembra é que antes o carro rodava no álcool. Agora está na gasolina. Em breve pretendo voltar para o álcool com uma injeção programável que permita o devido ajuste.


Antes o carro cortava em 7.000rpm , mas a partir de 6.400rpm começava a perder potência/torque. Isso provocava uma resposta não muito linear.
Agora o corte caiu para a faixa de 6.500rpm, mas está melhor, pois não deixa entrar na faixa de perder potência/torque.

Resultado final em termos de potência:
- anteriormente estava com resposta plana na faixa de 109 a 113cv na roda, com picos de 124cv
- agora está com a respota plana mesmo, sem picos exagerados, tudo linear em cerca de 122cv (eu também estou aprendendo a fazer a troca da marcha no ponto certo para evitar picos que distorçam a realidade do motor )

Lembrando que é tudo medido na roda... nada de estimativas de potência no motor, pois há muita discussão e controvérsias sobre o tema. Para quem estima que motor tem mais 20% a 30%, poderia se dizer que o carro está na faixa de 150cv com resposta plana. Mas me nego a pensar assim. São 122cv muito bem distribuídos e pronto.

Agora é me preparar para o próximo estágio.

Tudo uma questão de tempo...

Uma dúvida que surgiu: o carro anda mais quente mesmo, sempre acima de 90 graus. Pelo que pesquisei isso é normal desse motor... no entanto , notei no dinamômetro que o motor ficava quente... e que em algumas passadas o ponteiro quase chegou na marca da região vermelha... uma vez quando ele chegou deu a impressão de que acionou outro estágio da ventoinha, pois aí ele resfriou rápido e voltou para um pouco acima de 90 graus mesmo com o motor sendo exigido no dinamômetro...

Tenho um vídeo disso... depois vou tentar postar isso.

A sequência é pesquisar se essa parte do arrefecimento está correta ou se preciso melhorar algo, antes de partir para a próxima etapa da preparação.

Detalhes da curva de desempenho e vídeo:

dynojet

Photobucket

domingo, 24 de outubro de 2010

Atraso

A idéia era essa semana passar o carro no dinamômetro antes de partir para a injeção eletrônica programável. Mas devido a correria não foi possível.

Espero em breve retomar essa idéia.

De lambuja, umas fotinhos.



















Espero poder ter alguma atualização boa na semana que vem. Vamos ver...

domingo, 17 de outubro de 2010

Detalhe do escapamento

Preciso arranjar tempo para tirar uma foto decente, mas essa aqui já dá para ter uma idéia da montagem final com a saída dupla do modelo RC europeu.



Photobucket


Acredito que essa semana também terei um pouco mais de novidades... vamos ver como andam as coisas, pois vai ser corrido. Vou ter que fazer um "tour" em CWB (curitiba), depois voltar para SP, depois ir para Minas Gerais para estar no fim de semana de volta em SP.

Se não der essa semana, semana que vem com certeza teremos algumas pequenas novidades.

Pelo menos no mês das crianças alguns pequenos presentes foram revelados !

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Um pouco mais de detalhes

Como prometido, aqui segue um pouco mais de detalhes do passo a passo das últimas mudanças.

O parachoque do modelo RC/GTI antes de pintar e ser instalado, como veio da Inglaterra:


Photobucket

E depois de instalado no carro já pintado na cor certa:

Photobucket



Aqui uma sequência de fotos mostrando o escapamento como estava, bem mal feito. Dá para ver as emendas do sistema que não estava adequado.

Photobucket
Photobucket


O jeito foi preparar em 2 1/2" para já futuro uso em projetos possíveis... E sem emendas, fazendo com tubulação direta e dimensionado de acordo com o carro.

Photobucket

Photobucket

Photobucket


E aqui um video para mostrar o velocímetro funcionando, com um GPS ao lado para monitorar a precisão do serviço final. Até que ficou bem calibrado.

Photobucket


Em breve mais algumas novidades...

Paciência... e ... tempo

É... faz um bom tempo que não atualizo por aqui. Já faz quase 3 meses desde o último post.

A verdade é que a correria do dia a dia não tem deixado muito tempo para dar continuidade ao projeto. Desde o retorno de minha viagem para a Inglaterra, onde trouxe alguns apetrechos para o projeto, o tempo tem sido escasso.

Cheguei até cogitar de vender o carro e abortar o projeto. Mas como eu não desisto fácil, deixei a poeira abaixar e há pouco mais de 1 mês retomei aos poucos. É ... tem que ter paciência mesmo... e ... tempo para tocar. Mas aos poucos a gente chega lá !

Consegui finalizar a instalação do filtro de ar corretamente com a devida fixação no cofre do motor, próximo ao radiador. O fato é que ele fica bem baixo e tem que ter cuidado para não andar com ele em ruas alagadas, o que não é muito difícil de acontecer aqui em SP. Se não tiver esse cuidado, é calço hidráulico na certa. Mas isso a gente toma cuidado...
K&N instalado

Nesse meio tempo finalmente consegui desenrolar a história do velocímetro. Primeiro tentei colocar para funcionar o velocímetro do 206 GTI 180 original europeu, mas nada feito. Mesmo sendo o mesmo protocolo de comunicação da rede multiplexada, tem algo que é incompatível. Hora de desistir, vender a peça para alguém aproveitar ela original e partir para o plano B.

veloc gti 180

Plano B iniciado, mantive o painel de instrumentos do 307 mesmo. Depois de muita correria, pesquisa, finalmente achei um cara bom nisso. Agora ele já está funcionando. Tudo bem que nessa "brincadeira" de corrigir e instalar o sistema para pegar a velocidade e mostrar no painel , me ferraram o alarme... mas isso é o de menos. O mais importante já está funcionando. O alarme vai ser trocado para resolver a situação...

Nesse mesmo período aproveitei para fazer o facelift da traseira, com o parachoque da versão GTI/RC , aproveitando para fazer upgrade de todas as lanternas para led : lanterna , 3a luz de freio (brakelight) e luz de neblina.

Photobucket

Também aproveitei a oportunidade e dei uma geral no sistema de escapamento que estava bem ruim. O upgrade já foi feito pensando no reaproveitamento futuro alinhado com o design do modelo GTI 180 / RC.

Preciso pegar as fotos para postar mais detalhes.

Em breve atualizarei com mais fotos dessas etapas.

Tem mais coisa em casa guardada, para o upgrade e instalação... com o tempo vou atualizando por aqui.

domingo, 18 de julho de 2010

Devagar e sempre

Esse fim de semana eu tive um pouco de tempo e tentei retomar algumas coisas.Pequenos detalhes.

Foi hora de instalar o sistema de Intake K&N para dar um melhor fôlego no carro.

Aqui temos 2 fotos da evolução:
- estágio anterior ao sistema de água/refrigeração do GTI
Photobucket


- estágio com sistema de água/refrigeração do GTI
estagio 03 - foto 01

- o filtro K&N pronto para instalar

K&N Typhoon para instalar

- estágio com o filtro K&N
estagio 4


É uma evolução lenta, mas o objetivo é deixar o trabalho o mais original e limpo possível.

Único senão é que fui abastecer o carro e para minha desagradável surpresa vazou , ou melhor, jorrou combustível por debaixo do carro e um forte cheiro veio para dentro. Pelo que olhei a bomba de combustível e tampa da carcaça dela estava ok, mas estava bem molhado, ali embaixo do banco traseiro.

Essa semana vai ser corrida: viajar para Recife e RJ e ainda dar um jeito de parar o carro para pelo menos resolver essa questão. Espero que seja só o anel de vedação.

Se precisar vir uma bomba nova, talvez vale a pena partir para algo mais parrudo para a próxima fase do projeto.

Vamos ver.

Vou atualizando aos poucos por aqui.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Retomando devagar...

É ... tá complicado ultimamente... a falta de tempo e correria no serviço com diversas viagens (mais de 80% do tempo fora de casa) tem impedido de retomar o projeto...

Com paciência eu vou retomando devagar.

Essa semana consegui parar o carro para ver o velocímetro. Está verificando se tem como fazr um bypass do sinal de velocidade e alimentar o velocímeto direto por ele, por um especialista no assunto. Vamos ver se dá algo...

Se não der, já conseguir encontrar as peças do ABS (módulo, chicotes, sensores) para instalar. Mas o meu receio ainda é se só a instalação elétrica resolve o problema ou se precisa da parte hidráulica. Se tiver que fazer a hidráulica, sinceramente tenho receio de uma adaptação no sistema de freio... é item de segurança e se por um acaso não funcionar ou falhar por ser uma adaptação , compromete a vida a bordo. Vamos ver...

Aproveito para colocar mais algumas fotos dos itens que aproveitei para trazer da viagem da Inglaterra:

Sistema de Filtro K&N específico para o motor 2.0
k&N contents

Rodas originais do GTI 180
Photobucket

Kit de itens forjados para motor: bielas, pistões, bronzinas
Photobucket
Photobucket
Photobucket
Photobucket


Tem muita coisa ainda para fazer.... mas tem que ter paciência para conseguir tempo.

Para piorar nos últimos tempos também passei a me dedicar ao projeto do meu carro do dia a dia e também a outros projetos novos no serviço... realmente o tempo está escasso e precisaria de pelo menos mais umas 10h no dia. Mas fazer o quê? Vou me virando como dá ... só tem que ter o coração forte para aguentar esperar até conseguir tempo e resolver as coisas...


Ah, essa semana para piorar emperrou o teto solar. Preciso também levar para consertar. Pelo que vi acho q soltou o engate do cabo de aço do sistema. Deve ser coisa simples, mas tem que resolver mais isso também.

Espero em breve poder atualizar mais coisas , principalmente com os resultados.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Muito tempo parado, é hora de retomar



É pessoal... já faz mais de 2 meses que não tenho tempo de mexer no projeto... o carro está bom e rodando, mas tem coisa para fazer ainda.

Acredito que em breve vou poder retomar algumas coisas para dar continuidade.

Recentemente fui até a Terra da Rainha para buscar algumas coisas para o projeto. Veja a foto do topo desse post . Na medida em que as coisas começarem a fluir, eu vou postar as novidades por aqui.

O único inconveniente é que peguei uma doença dupla: gripe pesada e faringite e estou de molho por alguns dias. Quando melhorar, vou arranjar um tempo para retomar o projeto, mesmo que devagar.

Só para dar o gosto de algumas coisas que trouxe da terra da tia Elizabeth :


Tem mais coisa, mas na medida em que for montando , vou seguir com as atualizações.

domingo, 28 de março de 2010

Sistema de arrefecimento novo a caminho

É, as peças finalmente chegaram... Depois de esperar 60 dias pela importação das peças na concessionária Peugeot, desisti. Meu amigo fez o pedido e depois de 60 dias, quando elas deveriam estar chegando, a concessionária nem sabia onde elas estavam e quando chegariam... eu não aguentava esperar mais por elas e decidir comprar direto de fora e importar. Não é que chegou super rápido? Feito o pedido, em 10 dias estavam nas minhas mãos aqui no Brasil já.

E agora é hora de retomar o projeto. A lista de peças inicial era pequena, já que importei direto da Inglaterra (onde as peças do 206 2.0 são fáceis de achar) alguns itens essenciais:
- reservatório
- suporte de fixação
- mangueira de retorno
- e mais alguns acessórios que serão importante no futuro e já aproveitei para embarcar de uma vez só na mesma importação

Aqui estão os itens quando chegaram em casa:




E aqui eles depois de aberto:



Parece besteira, mas esses itens são essenciais para a montagem correta do sistema de arrefecimento.

Até hoje, do jeito como está, a montagem não está correta. Funciona mas não está como deveria.

Vamos desmontar tudo e trocar as mangueiras e reservatório para deixar tudo correto como se deve em um projeto como esse.

Ah: vamos aproveitar e caçar alguns barulhos e ver se precisa trocar algo mais.

Essa é a constante caça para deixar o projeto o mais perfeito possível. Com paciência e tempo, a gente chega lá!

Aqui uma foto do motor como estava depois do estágio 2:


Dá para notar na foto que o reservatório de água não está no lugar mais adequado, já que ele comprime o filtro de ar. Vamos melhorar isso para depois poder melhorar a tomada de ar da admissão.

Ah... para quem quer ver o estado do carro, mais uma foto do exterior dele.


Em breve espero estar com mais detalhes e o sistema de arrefecimento pronto!


segunda-feira, 8 de março de 2010

É hora de retomar o projeto

Passado um bom tempo depois do último post, vou tentar atualizar um pouco por aqui.

Depois do fim do ano, com a chegada do Natal, eu peguei o carro e passei a usá-lo diariamente. A mecânica ficou bem melhor e a elétrica também, funcionando tudo perfeitamente. Tudo bem que ainda falta a parte de refrigeração do motor, mas esse é só mais um detalhe.

Notei alguns problemas , nada grave, que eram decorrentes da montagem nova. Detalhes pequenos, como por exemplo a iluminação interna do carro que estava errado. Nada demais, mas vai ter que ser resolvido em breve. Isso significa que mais uma parada no estaleiro será necessária.

Pensando nisso, programei uma parada para dar uma olhada em alguns detalhes e pendências que notei.

Um detalhe importante do projeto que pode servir de alertas para os outros: como o 307 só existe com sistema de ABS, ele depende do sinal da central de ABS para que o velocímetro mostre a velocidade correta. Como eu não sabia disso nem meu mecânico, o carro ficou funcionando correto mas sem velocímetro. Ele fica sempre no "0". Isso também terá que ser solucionado de alguma maneira.

O dilema aparente:
- montar o ABS inteiro no carro (eu tenho um certo receio disso) ?
- ou rodar sem o velocímetro e instalar um velocímetro adicional e adaptado ?

Mais uma boa investigação para se fazer e evoluir com a montagem do carro...

De resto, o carro ficou perfeito. Agora com ar digital, igual um autêntico RC/GTI.

Um outro dilema que venho enfrentando é como trazer os bancos do RC/GTI. Já achei 3 vezes na Europa para venda e queria trazer. Mas o custo do frete e impostos torna proibitiva a idéia. Sem contar que os vendedores me passam dimensòes e pesos que acho surreais. Ai se eu tivesse alguém na Inglaterra ou França para pesquisar para mim e confirmar o peso e dimensão real.

Quem sabe se com paciência eu não consigo isso ainda algum dia.

Umas fotos só para referência de como o projeto vai seguindo...