Depois de dar um certo ar novo para o carro com as modificações comentadas no último relato, comecei a busca por um lugar decente para se medir e verificar a potência real do carro.
Pesquisa daqui, pesquisa de lá, e tinha algumas opções de dinamômetro para locar em SP. Só que os preparadores tradicionais, como Nascar (São Bernardo do Campo), Funari (SP), Esther Turbo (SP) não tinham horário livre e estavam cobrando relativamente caro. Acabei indo na Dynojet.
Fiz várias passagens e deu para perceber que o carro estava com uma resposta lisa, tudo ok.
A única frustração foi que não conseguimos pegar de jeito algum o sinal de RPM para registrar na curva do dino. A impressão que deu é que o RPM que foi instalado no carro pegou o sinal direto das bobinas e por algum motivo ele estava muito baixo e não consegui pegar pelo sistema do dinamômetro.
A resposta levantada está abaixo:
Curva de desempenho no dinamômetro Dynojet
- mostrou 110cv de modo linear na roda e alguns picos de 124cv na roda
- pelas estimativas que se comenta entre preparadores e outros mais, isso equivaleria a 148cv estimados no motor
Eu prefiro ler o valor real de 110cv / 124.4cv (pico) na roda do que ficar estimando o quanto tem dentro do motor.
A velocidade final em 5a marcha registrou 219km/h no dinamômetro enquanto o velocímetro marcou 220km/h .
A passada no dinamômetro pode ser vista no vídeo abaixo:
Vídeo da passagem do carro no dinamômetro Dynojet
Para uma primeira passada, está ótimo. Ainda tem que tentar melhorar o sistema, e acredito que se for pela linha de preparação aspro, dá para melhorar um pouco mais:
- bicos injetores adequados
- bomba de combustível de maior vazão
- velas mais frias para álcool
- coletor de admissão e coletor de escape melhor dimensionado
- escapamento melhor dimensionado
- programação da central / chip para melhorar a performance
É um longo caminho a ser seguido, mas do jeito que estava, a brincadeira ja era interessante. Só dava para notar que o motor tinha mais potencial para trabalhar e talvez poderia ser melhorado.
Mas o meu desafio imediato seria deixar o carro como se fosse 100% original, sem "adptações"porcas na parte elétrica. E isso eu já tinha visto e era o que tirava o meu sono: apesar de funcionar perfeito e sem problema, os chicotes mal adaptados na parte de pisca alerta e os problemas de farol alto/baixo invertido e também o não funcionamento do desembaçador traseiro, me fazia procurar uma solução 100% limpa e correta...
Esse seria o meu desafio, para depois de 100% ok , poder partir para a preparação.
Essa obssessão pela perfeição antes de partir para a preparação seria um problema . Para muitos isso não seria preocupação, mas eu fazia questão de deixar tudo em ordem sem nenhum detalhe. Seria um capítulo longo e trabalhoso, que eu ainda vou descrever com detalhes...
terça-feira, 27 de outubro de 2009
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