quarta-feira, 14 de outubro de 2009

"Swapando" desde o início

Esse blog nasce com o objetivo de registrar o projeto de um SWAP de motor e tudo o que envolve nesse projeto. Com certeza, outras modificações virão além do SWAP do motor... tudo uma questão de tempo. Mas o início é longo...

Qual título seria melhor: SWAPPING (do inglês mesmo), "SWAPEANDO" ou "SWAPANDO" ?

Acho que vou ficar com esse último, por ser diferente ... embora errado e uma palavra que não exista no nosso dicionário, acho que reflete bem o espírito do projeto, que é construir e montar algo que não existe (pelo menos por aqui no Brasil).

Louco por carros, desde sempre, sempre quis ter um compacto rápido. Minha história passa por carros normais sempre de uso diário, mas agora iniciarei um projeto de um carro de lazer, que poderei fazer o que quiser com ele, já que não será o carro do dia a dia. Com certeza ele passará um bom tempo no mecânico até poder rodar na rua.

Como já tive dois Peugeot 206, inicialmente um Rallye (carro completo, esportivo original, uma maravilha) e depois um Feline (também esportivo mas mais moderno e cheio de traquitanas eletrônicas originais) , a idéia que nasceu foi de montar um 206 esportivo. Com motor mais forte, já que o carro original 1.6 8V e 1.6 16V já é bem ágil e forte. Por que não um 2.0 ?

Nos moldes dessa inspiração, veio em mente o 206 GTI 180 , um modelo esportivo original que infelizmente nunca chegou ao Brasil ( se tivesse chego, esse projeto nunca aconteceria, pois compraria um desses pronto ). Ele será a referência do projeto, em termos de performance, já que ele já tem o motor 2.0 16v e 180cv originais.





Para os interessados de plantão, segue uma referência para o carro e motor:

Wikipedia 206

Wikipedia motor EW10


Daí a origem do proejto:
- adquirir um 206 simples e fazer a instalação de um motor 2.0

O problema todo é que o motor do GTI 180 (EW10J4S) nunca veio para o Brasil. Então vou ter que me contentar mesmo é com o 206 GTI ( "vulgarmente" chamado de GTI 138), que tem o motor 2.0 16V de 138CV (EW10J4) usado na linha PSA brasileira, como por exemplo no 307, 307SW, Xsara Picasso, C4 e outros models.

Desse modo, em Janeiro de 2009 comecei a procura por um 206. A idéia era pegar um 206 Rallye 2003 com motor 1.6 16v e começar o projeto. Na caça por esse carro, que é um tanto quanto raro, achei algumas boas opções, mas todas precisavam de um trabalho de restauração (por que será que os donos não cuidam bem de seus carros usados? todos estavam bem judiados de funilaria). Continuei a busca por modelos desde 2000 até 2003... mas nada agradava.

Já que teria que montar tudo, decidi olhar todas as opções: Soleil, Presence, Rallye. O objetivo era achar algum AZUL RECIFE. Mas esse é raridade e mosca branca. Quase impossível de se achar, já que teve poucos exemplares aqui no Brasil.

Acabei achando 2 modelos pretos de Rallye e um verde metálico ... nenhum agradava a cor, pois já tive 2 modelos preto anteriormente. Queria ou um azul ou um prata como segunda opção...

Mas na minha pesquisa, tive uma surpresa: ENCONTREI UM 206 QUE JÁ ESTAVA COM MOTOR 2.0 !!! ou seja, um outro "maluco" como eu, que já tinha feito o que eu pretendia fazer. E melhor: o carro estava a venda ! Assim me pouparia a parte pesada de mudar o motor... eu poderia só partir para o estágio 2: melhorar ainda mais a performance do motor.

Não pensei duas vezes e fiz contato, mas o carro estava em Goiânia. Peguei todos os detalhes, fotos, e conversei com o dono por 3 semanas ... até que finalmente fechei negócio.

Dia 06-02-2009 ele chegou, depois de 4 dias em trânsito de Goiânia até SP em uma cegonha.


FOTOS DA CHEGADA EM SP:
Essas é a cara da criança na chegada



O carro estava exatamente como descrito pelo vendedor e exatamente como nas fotos.

Agora é partir para as próximas modificações....

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